Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 6, 2011

Hubble completa 1 milhão de observações espaciais

O Telescópio Espacial Hubble fez, no início desta semana, sua observação de número 1 milhão, ao investigar a existência de água em um planeta a mil anos-luz de distância da Terra. É um feito para uma ferramenta de 21 anos de idade que quase foi aposentada antes da hora após o acidente do ônibus espacial Columbia. O planeta Kepler 2b foi o alvo da investigação do
Hubble (Foto: NASA; ESA; G. Bacon, STScI)
A imagem feita dessa vez, no entanto, não é uma das belas fotografias espaciais que estamos acostumados a ver. Para a investigação, o Hubble fez uma “medida espectroscópica” do planeta conhecido apenas como “Kepler 2b”, que permite dividir a luz visível em diferentes cores. Essas cores são capazes de revelar os compostos químicos presentes no planeta. O Kepler 2b recebe esse nome porque é um dos alvos de investigação da sonda Kepler, que procura planetas parecidos com a Terra, que possam abrigar vida. O administrador chefe da Nasa, Charles Bolden, foi o piloto do ônibus espacial que levou o…

Avitaminose

O que é a avitaminose é uma enfermidade gerada pela carência de vitaminas. É classificada segundo a  vitamina em falta, embora, algumas vezes, tenha nome próprio. Exemplos  Por exemplo, a carência de vitamina A provoca a xeroftalmia (olhos secos); a falta de vitamina B1 provoca a beribéri (tremedeira); a pelagra (rigidez e descamação da pele), é ocasionada falta de vitamina B3; a anemia perniciosa (resistente ao tratamento com ferro), ocorre pela falta de vitamina B12; o escorbuto, pela falta de vitamina C; o raquitismo infantil e osteomalacia nos adultos são doenças geradas pela carência de vitamina D. A carência de vitaminas pode ocorrer devido a sua falta na ingestão, por má absorção do intestino, má utilização metabólica, etc. A deficiência de vitaminas na ingestão geralmente se origina pela carência de recursos ocasionada pela miséria (falta de recursos para a alimentação), por dietas inadequadas, falta de alimentos frescos (como o caso do escorbuto dos marinheiros que não ingeriam f…

TABELA DAS PRINCIPAIS VITAMINAS

VitaminasFontesDoenças provocadas pela carência (avitaminoses)Funções no organismoAfígado de aves e animais, cenoura, brócolis, escarola.problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais.A vitamina A combate radicais livres, atua na formação dos ossos, pele, funções da retina.Dóleo de peixe, fígado, gema de ovosraquitismo e osteoporose.regulação do cálcio do sangue e dos ossos.Everduras frescas, azeite e outros óleos de origem vegetal.dificuldades visuais e alterações neurológicas.função antioxidante no organismo, combatendo os radicais livresKfígado e verdurashemorragias, deficiência na coagulação do sangue.atua na coagulação do sangue, previne osteoporose.B1cereais, carnes, verduras, levedo de cervejaberibériatua no metabolismo energético dos açúcares.B2leites, carnes, verdurasinflamações na língua, anemias, seborréia.atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.B5fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais…