Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 23, 2011

Intolerância à Lactose

O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?  Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida. [Ler mais]

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

O piolho chato é o nome popular do piolho pubiano, aquele que aparece nos pelos pubianos. Seu nome científico é Pthirus pubis e ao contrário do que se pensa, esse tipo de piolho também pode estar presente em outras áreas do corpo como os pelos do tórax masculino, axilas, barba e até no couro cabeludo e nos cílios das crianças. O piolho chato também é conhecido como piolho-caranguejo devido a sua forma (ver figura 1, abaixo) e na figura 3 constante do final do artigo veja uma comparação entre os tipos de piolhos.

Qual o nome da doença causada pelo piolho chato? Pediculose pubiana (ou ftiríase) considerada uma doença sexualmente transmissível (DST)
Sintomas da infestação por piolho chato - coceira na região pubiana - mancha azul-azincentada (a qual fica aparente por dois dias) - piolhos adultos na região - presença de ovos ou lêndeas na área escrotal e pubiana em geral
Como se pega o piolho chato A transmissão do piolho caranguejo se dá através de contato sexual, uso compartilhado de roupa…

Isoflavonas da soja (benefícios)

O que são Isoflavonas As isoflavonas (isoflavonóides) da soja são encontradas não apenas na soja e derivados, mas em alguns outros vegetais como trevo vermelho, brotos de alfafa e amendoim. Apresentam estrutura química e funcionalidade semelhante à molécula do estradiol,.. ..."hormônio natural responsável pelo funcionamento de tecidos em todo o corpo da mulher". As isoflavonas (fitoestrógenos) são substâncias classificadas como moduladores específicos de receptores de estrogênios (SERMS), pois sua atividade depende do sitio de atuação das células alvo. O uso das isoflavonas em pesquisas não demonstra até o momento problemas no endométrio ou tecido mamário, podendo ser utilizadas para substituir os hormônios artificiais que são muito agressivos para mulheres sob tratamento. As isoflavonas, também chamadas isoflavonóides, são compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos, que são estrutural e funcionalmente similares…