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Vitamina A


Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Este existe em duas formas principais: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.
A vitamina A (Caroteno ou Retinol) desempenha um importante papel na nutrição do globo ocular e também na manutenção do equilíbrio da pele e mucosas. Atua também na proteção contra doenças infecciosas.
Sua carência provoca os seguintes problemas: · Problemas na acomodação visual · Distúrbios na percepção das cores · Secura nos olhos · Fotofobia (sensibilidade à luz) · Cegueira noturna · Problemas nas células da pele · Queda na resistência do sistema imunológico · Distúrbios relacionados ao metabolismo da pele, etc. Principais Fontes: · Abacate · Abóbora · Acelga · Brócolis · Broto de alfafa · Caju · Cenoura · Escarola · Espinafre · Mamão · Manga · Melão · Pêssego · Fígado de aves e outros animais · Salsa, etc.
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