Pular para o conteúdo principal

Nasa buscará sinais de vida em uma cratera do planeta Marte

A agência espacial americana anunciou a escolha nesta sexta (22/07) do local de pouso do Curiosity, o próximo veículo que vai explorar Marte. Ele vai pousar em uma cratera de 150 quilômetros de diâmetro, chamada Gale. O lançamento do Curiosity está previsto para este ano e deve aterrissar no planeta vermelho em agosto de 2012.
Cientistas acreditam por ter uma montanha dentro da cratera, os sedimentos depositados ao longo do tempo podem guardar registros do passado de Marte. 
A enorme cratera Gale está posicionada em uma área de pouca altitude em Marte
“Nosso fascínio com Gale está no fato de ser uma enorme cratera posicionada em uma área de pouca altitude em Marte e sabemos que a água se move montanha abaixo”, disse John Grotzinger, cientista da missão. “Em relação ao contorno vertical e as baixas altitudes, Galé oferece atributos similares ao Valles Marines, o cânion marciano que é o maior do sistema solar".
Durante a missão que vai durar um ano marciano – quase dois anos terrestres – os pesquisadores vão usar as ferramentas do robô para estudar se a região de pouso tem condições favoráveis para a manter vida microbiana e descobrir pistas se já existiu vida em Marte. "Marte está no nosso foco", disse o administrador da Nasa, Charles Bolden. "O Curiosity não só irá trazer dados científicos importantes, como também vai servir como precursor para a exploração humana no planeta vermelho".
Em maio, a agência espacial americana declarou ter desistido do robô Spirit. O antecessor do Curiosity ficou mais de um ano sem se comunicar com a base. O equipamento pesquisou o planeta vermelho por seis anos. Seu maior feito foi descobrir provas geológicas que Marte, atualmente seco e poeirento, foi bem mais tropical, bilhões de anos atrás. O planeta era mais quente e úmido, condições que sugerem que houve ali um ambiente favorável para vida microbiana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…