Pular para o conteúdo principal

Alergias no inverno

Os termômetros começa a registrar as quedas de temperatura e logo começam a aparecer os casacos grossos, botas de cano alto, chocolate quente, mas também, espirros, olhos lacrimejantes e coceira. Este é o sinal das desagradáveis alergias, que costumam incomodar, e muito, a vida da gente nessa época do ano.
Mas para alegria dos alérgicos, a medicina está sempre em busca de melhorias nos tratamentos já existentes e de novas soluções.
Alergias respiratórias
Para os asmáticos, que sofrem com a falta de ar, há uma terapia considerada revolucionária: a injeção anti-IgE. Conhecida como IgE, ou Imunoglobulina E, é o anticorpo responsável pelas reações alérgicas. A injeção bloqueia justamente a ação da IgE. Por ser um tratamento novo, o preço ainda é salgado: o valor de uma injeção mensal varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil reais. Mas para os alívio dos alérgicos, e de seus bolsos, constatado ser um caso de asmas mais graves, os pacientes podem conseguir autorização dos planos de saúde e do SUS para realizar o tratamento sem custo.
A imunoterapia, as populares vacinas, e o spray de corticóide fazem uma parceria eficaz no combate às alergias respiratórias. Hoje, os alérgenos – substâncias capazes de desencadear uma reação alérgica – estão sendo purificados no processo de fabricação das vacinas. Este tratamento é considerado um grande passo no controle das crises alérgicas, como as rinites, caracterizadas pelos intermináveis ataques de espirro, coceiras no nariz e coriza abundante.
Alergias cutâneas
Pequenas bolhas, manchas vermelhas, casquinhas e muita coceira na pele durante esse período, são as chamadas dermatite alérgica atópica, que é um problema de alergia associado a alterações na barreira cutânea. As pessoas que sofrem dessas alergias produzem proteínas mais permeáveis à água e, com isso, têm mais facilidade de desidratar e ressecar a pele.
Uma dica é um produto de uso diário da mulher que recentemente foi atestado como eficaz no tratamento de algumas alergias cutâneas: o bom e velho hidratante. A hidratação resolve o problema da dermatite, em alguns casos mais leves. Para os mais graves, pode-se unir o hidratante à imunoterapia.
Em outros tipos de alergias cutâneas, como as dermatites de contato, vale fazer uso dos cremes à base de corticosteróides. Vantagem também para os alérgicos é a nova composição dos anti-histamínicos.
Cuidados básicos
O médico alerta para alguns cuidados a serem tomados por quem tem propensão a crises alérgicas, como não se expor ao frio, fazer uso de soro fisiológico para a hidratação, manter a casa sempre limpa e lavar os agasalhos antes de usar. Já para os asmáticos outra medida deve ser seguida: deve tomar a vacina antigripal, independentemente da idade.
Doenças típicas das mudanças bruscas de temperatura, como gripes e resfriados, devem ser evitadas, pois elas desencadeiam reações anormais do organismo. A pessoa que tem alergia pode ter uma vida absolutamente normal, basta tomar medidas preventivas simples, fazer o tratamento quando tiver uma crise e manter os tratamentos preventivos periodicamente. Exercícios também ajudam na alergia respiratória, seja ele qual for.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…