Pular para o conteúdo principal

Piolho chato, o piolho pubiano: sintomas e tratamentos

O piolho chato é o nome popular do piolho pubiano, aquele que aparece nos pelos pubianos. Seu nome científico é Pthirus pubis e ao contrário do que se pensa, esse tipo de piolho também pode estar presente em outras áreas do corpo como os pelos do tórax masculino, axilas, barba e até no couro cabeludo e nos cílios das crianças. O piolho chato também é conhecido como piolho-caranguejo devido a sua forma (ver figura 1, abaixo) e na figura 3 constante do final do artigo veja uma comparação entre os tipos de piolhos.


figura 1- piolho chato - piolho pubiano
Qual o nome da doença causada pelo piolho chato?
Pediculose pubiana (ou ftiríase) considerada uma doença sexualmente transmissível (DST)

Sintomas da infestação por piolho chato
- coceira na região pubiana
- mancha azul-azincentada (a qual fica aparente por dois dias)
- piolhos adultos na região
- presença de ovos ou lêndeas na área escrotal e pubiana em geral

Como se pega o piolho chato
A transmissão do piolho caranguejo se dá através de contato sexual, uso compartilhado de roupas de pessoas infestadas pelo chato e ao dormir na mesma cama com essas pessoas.

Tratamentos para piolho chato

- Tratamento ftiríase palpebral (piolhos pubianos nos cílios): Um estudo publicado aqui, demonstrou um caso com tratamento a base de ivermectina respondeu satisfatoriamente.

Como coadjuvante ao tratamento é recomendável que os lençóis e roupas íntimas do paciente sejam jogadas fora ou fervidas.

Atenção! 
Para o tratamento do piolho ciliar (ftiríase palpebral - ver figura 2) em crianças evite aplicar xampus e sabonetes por conta própria, pode ser perigoso para a saúde dos olhos das crianças.
figura 2 - lêndeas do piolho pubiano localizada nos cílios (ftiríase palpebral)

figura 3 - tipos de piolhos
Leia também...
Como acabar com piolhos e lêndeas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…