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As vitaminas


As vitaminas e os minerais são uma parte vital de uma dieta saudável.
Vitamina é um composto orgânico biologicamente ativo, necessário ao organismo em quantidades muito reduzidas para manter os processos vitais.

São um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo. Essas substâncias não produzem caloria.
A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a nictalopia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade, os humanos precisam de 13 vitaminas diferentes.

Também a ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses.

A vitamina D não é encontrada pronta na maioria dos alimentos; estes contêm, em geral, um precursor que se transforma na vitamina quando exposto aos raios ultravioleta da luz solar.

Quando o indivíduo consome uma variedade de alimentos, a probabilidade dele desenvolver uma deficiência desses nutrientes é muito pequena. Contudo, os indivíduos que seguem dietas muito restritivas podem não ingerir uma quantidade suficiente de uma determinada vitamina ou de um determinado mineral.
Por exemplo, os vegetarianos convictos podem apresentar deficiência de vitamina B12, a qual existe apenas nos produtos animais.

Por outro lado, o consumo de grandes quantidades (megadoses) de suplementos vitamínicos e minerais, sem supervisão médica, poderá acarretar efeitos deletérios (tóxicos).

As Vitaminas
As vitaminas são micronutrientes essenciais, exigidos pelo organismo em pequenas quantidades.
Eles podem ser lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) ou hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e vitamina C).
As vitaminas do complexo B incluem as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B6 (piridoxina), ácido pantotênico, niacina, biotina, ácido fólico (folato) e vitamina B12 (cobalamina).

A quantidade diária recomendada (QDR) - quantidade que um indivíduo médio necessita diariamente para permanecer saudável.
Um indivíduo que consome uma quantidade insuficiente ou uma quantidade excessiva de determinadas vitaminas pode desenvolver um distúrbio nutricional.
Quando as doses diárias utilizadas são superiores a 10 vezes a QDR, as vitaminas A e D são tóxicas, mas as vitaminas E e K (filoquinona) não o são.
A niacina, a vitamina B6 e a vitamina C são tóxicas quando ingeridas em doses elevadas, mas as outras vitaminas hidrossolúveis não o são.
Apenas duas vitaminas lipossolúveis (A e E) são armazenadas no organismo em quantidade variável. As vitaminas D e K são armazenadas em pequenas quantidades.

De acordo com a necessidade, a vitamina C é a armazenada em menor quantidade e a vitamina B12 é a que se acumula em maior quantidade, sendo necessários aproximadamente 7 anos para que suas reservas no organismo (de 2 a 3 mg) sejam esgotadas.

Todas as vitaminas são necessárias ao organismo

A ........ Crescimento - resistência as doenças

D ....... Fixação do cálcio - formação dos ossos

E ...... Equilíbrio sexual - nervoso, muscular - gravidez

B 1 ..... Equilíbrio nervoso - assimilação dos glicideos

B 2 ... Assimilação geral - equilíbrio nutritivo

C ..... Estabilidade do sangue - destruidora de toxinas

Uso de suplementos alimentares pode causar algum problema à saúde ?
Os suplementos alimentares (basicamente combinados de proteínas), em geral, não trazem maiores problemas de saúde, embora algumas pessoas reclamem de aumento de gases e de espinhas.
No entanto, fique atento para checar se não há outras substâncias "embutidas" no suplemento, como, por exemplo, anfetaminas (que podem deixar a pessoa mais acelerada, mais agitada e até causar dependência).

E não confunda suplementos com anabolizantes, esses sim hormônios que podem trazer vários riscos para a saúde (inclusive queda de cabelo).

Converse com seu nutricionista antes de acrescentar qualquer produto na sua alimentação natural.
fonte:.Bayerscheringpharma


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