Pular para o conteúdo principal

Enem 2010: o que o estudante não pode esquecer


Nos dias 6 e 7 de novembro, 4,6 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 nas 27 unidades da federação. Até lá, os estudantes receberão, pelo correio, o cartão de confirmação da inscrição com o respectivo local de prova.

Nos dias do exame, o candidato deve portar a inscrição, um documento original com foto e uma caneta esferográfica de cor preta. As provas terão início às 13h, mas os portões serão fechados pouco antes, às 12h55. Quem chegar atrasado, ficará de fora da prova.

No dia 6, os alunos responderão as questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e humanas (geografia e história) - cada uma com 45 perguntas. No dia seguinte, será a vez de matemática e linguagens (língua portuguesa, literaturas e inglês ou espanhol), também com 45 questões cada, além da redação. Os resultados devem ser divulgados no início de janeiro.

Dicas – Para aqueles que vão enfrentar o Enem, a maratona de estudos deve se intensificar até o dia da prova. Mas algumas dicas podem ajudar a não colocar tudo a perder na hora de responder as questões.

Famoso por apresentar textos longos, o Enem exige muita atenção do candidato. A professora Augusta Pereira, do Cursinho XI, aconselha: "Sempre digo para meus alunos levarem uma régua no dia do exame para acompanhar a leitura linha a linha e não se perder no meio da questão". Grifar as informações mais importantes também pode ajudar a localizar o que é relevante e desconsiderar informações secundárias, que podem confundir.

Outra dica que pode fazer a diferença é estar atento a gráficos, mapas e ilustrações. Eles estão presentes em todas as disciplinas do Enem e em muitos casos oferecem a resposta da questão aos candidatos que sabem interpretar adequadamente as informações apresentadas.

"O exame exige que o candidato seja capaz de extrair o que é mais relevante e relacione as diferentes informações. Por isso, é importante buscar nas tabelas, gráficos ou mapas todas as respostas. Muitas vezes, elas estão diante do aluno", alerta o professor Daniel Simões, do cursinho Oficina do Estudante. "Por isso, jamais assinale uma questão que contrarie um dado apresentado".

Inscrições para a Unesp estão abertas a partir desta quarta

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abre nesta quarta-feira as inscrições para o vestibular 2011. Os interessados terão até o dia 8 de outubro para enviar os formulários disponíveis na internet no site da Fundação Vunesp, responsável pelo exame. A taxa é de 110 reais.

Este ano, a Unesp oferece 6.484 vagas para as 155 opções de cursos distribuídos em 19 cidades paulistas. A primeira fase do vestibular acontecerá no dia 14 de novembro e a lista de convocados para a segunda fase será divulgada no dia 3 de dezembro. Já as provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro. O resultado final será divulgado em 3 de fevereiro.

A Unesp recebeu 6.484 solicitações de isenção e redução de 50% do valor da taxa. Os resultados dos candidatos com redução de 50% no valor da taxa foram publicados no dia 1º de setembro. Já no dia 8, os candidatos solicitantes de isenção saberão se foram contemplados com o benefício

Os candidatos de último ano do ensino médio em escola pública do estado de São Paulo terão direito a redução de 75% no valor da taxa. As escolas receberão as senhas para que possam permitir ao aluno o cadastramento para impressão do boleto no valor de 27,50 reais.

Enem - A Unesp utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 ou 2010 para composição da nota final, representando 10% do cômputo total para cursos sem provas de habilidades. Para estes cursos, o Enem representará 6,66% da nota final, desde que sua pontuação seja superior à da prova de conhecimentos gerais (primeira fase).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…