Pular para o conteúdo principal

Curiosidades - Parte III

AVESTRUZ (MAIOR AVE DO MUNDO)

A AVESTRUZ é a maior ave do mundo. Pesa cerca de 80 kg. Desenvolve a velocidade de 100 km/h. Seu ovo pesa em torno de um kilo e meio.

CAMELO E SUA UTILIDADE

CHAMADO "navio do deserto", o camelo possui uma bolsa glandurosa no pescoço, contendo líquidos para umedecer-lhe a garganta. Conserva provisão dágua para cerca de oito dias e faz uma média de 210 km diários. Dura cinqüenta anos. É um dos poucos animais que não nadam.

SÓSIA

O PRIMEIRO está na Mitologia, quando Mercúrio, mensageiro dos deuses e deus do Comércio, da Eloquência e dos ladrões, adotou as feições de um seu escravo, para cumprir determinada missão. O escolhido foi um belo jovem de nome Sósia. O poeta Tito Plauto (235-184 a C.), na sátira Anfitrião, fez o primeiro registro. A partir daí, de nome próprio, o escravo grego foi sendo degradado. Perdeu a identidade e transformou-se em adjetivo qualificativo.

TAINHA

É O MAIS rápido dos peixes, sendo dotada de duas nadadeiras dorsais. Habita lagoas e rios. É o único peixe que possui estômago igual ao da ave.

TAXÍMETRO

O TAXÍMETRO utilizado nos veículos de aluguel foi inventado pelo médico francês Jean Hermel, em 1558. Ele mediu o diâmetro da roda traseira de um veículo. Com o fim de verificar quantas voltas esta tinha dado, de Amiens a Paris, tomou um contador decimal construído, a seu pedido, por um relojoeiro. O contador era movimentado por um gancho que, preso a um dos raios da roda, fazia, a cada volta desta, avançar um dente da primeira roda do contador.

VEGETARIANOS ILUSTRES

FORAM vegetarianos: Bernard Shaw, Buda, Cícero, Confúcio, Eurípedes, Franklin, Homero, Horácio, Leonardo da Vinci, Platão, Plutarco, Sêneca, Sócrates, Tolstoi e Zoroastro.

VIRAR A CASACA

CARLOS EMANUELE I, Duque de Savóia, ora estava do lado da Espanha, ora se aliava à França. Possuía uma casaca singular: vermelha de um lado e branca do outro. Para a França, usava o lado branco, para a Espanha, o vermelho. Daí a explicação da expressão “virar a casaca.”

TRUQUE ORATÓRIO

O PADRE Antônio Vieira subiu ao púlbito e começou o sermão: "Maldito seja o Pai!... Maldito seja o Filho!... Maldito seja o Espírito Santo!... Quando os fiéis pensavam que ele enlouquecera , o sacerdote prosseguiu: "Estas, amados irmãos, são as palavras e as frases que se ouvem com mais freqüência nas profundezas do inferno." Por via estranha, prendeu a atenção dos assistentes.

ÚLTIMAS PALAVRAS

GRANDES HOMENS, momentos antes do falecimento, proferiram palavras que ficaram na memória perpétua. BEETHOVEN: "É já tarde; não posso ouvir."
BOCAGE: "Rasga os meus versos. Crê na eternidade."
CASEMIRO DE ABREU: "Pois a morte é só isso?"
CRISTO (homem e Deus): "Tudo está consumado!"
DANTE: "Vinde a mim, ó Deus!"
DANTON: "Mostrarás a minha cabeça ao povo, que vale a pena."
D.PEDRO II: "Que Deuss faça feliz o meu Brasil."
DUQUE DE CAXIAS: "A morte é o descanso do guerreiro."
EMÍLIO DE MENEZES: "Estou morrendo a prestação." (Sentia a imobilidade dos menbros inferiores).
ELIZABETH DA INGLATERRA: "Todo o meu reino, Senhor, por mais um minuto de vida!"
FÉLIX TAUMAY: "Adeus, bela natureza do Brasil!" (E tirando o gorro: "Voici la mort, il faut se découvrir").
FLORIANO PEIXOTO: "Que infelicidade!"
FREDERICO I da Prússia: "Nu vim ao mundo e nu partirei. Não quero vestir meu uniforme."
GOETHE: "Mais luz."
HENRI HEINE: "Deus perdoar-me-á, é seu ofício."
JORGE IV da Inglaterra: "É só isso a morte?"
JÚLIO DE CASTILHOS: "Coragem tenho eu, o que me falta é ar."
LIMA BARRETO: "Levem minha mãe daqui que eu quero morrer."
LUIZ XIV: "Pensei que era mais difícil morrer."
MARGARET MICHELL, autora de E O VENTO LEVOU: "Agora, é minha alma que Deus leva."
MIRABEUA: "Deixai-me morrer ao som da música."
MOZART: "Deixai-me ouvir uma vez ainda esses sons que foram tanto tempo a minha consolação e a minha alegria." PLÁCIDO DE CASTRO: "E com tanta ocasião gloriosa para morrer!" (ao ser assassinado).
QUINTINO BOCAIÚVA: "Para este frio não há cobertor."
RABELAIS: "Acabou-se a farsa."
TIRADENTES: "Cumpri minha missão. Morro com a liberdade."
TOBIAS BARRETO: "Até a morte tem a sua lógica."
VERDI: "Deus perdoará os que sofrem."
WASHINGTON: "Vou-me contente."

VARA JUDICIAL(O porquê do título "Vara")

OS MAGISTRADOS ingleses portavam uma vara, símbolo da autoridade. Com ela, abriam as audiências. O alvará de 30 de junho de 1652 assim, díspunha: E os magistrados e julgadores que usam da insígnia da vara não as possam trazer de rota ou de outra coisa semelhante, salvo madeira, da espessura costumada, não as trazendo abatidas, mas direitas na mão, levantadas em proporção ao corpo; e só as prisões lhes permite as possam trazer quebradiças." Essas varas eram pintadas de branco ou de vermelho. As pintadas de branco competiam aos juízes letrados. As de vermelho, aos juízes leigos. Conforme as Ordenações, sob pena de multa, teriam os juízes que as trazer, continuadamente, quando pela vila andassem: "E os juízes ordinários trarão varas vermelhas, e os juízes de fora, brancas, continuadamente, quando pela vila andarem, sob pena de quinhentos réis por cada vez, que sem ela forem achados" (Liv. 1°, tit. 65, § 1°). A vara, que é a insígnia da autoridade e poder dos juízes, passou a exprimir a própria circunscrição ou área judicial em que o juiz exerce a sua jurisdição e autoridade.
(V, VOCABULÁRIO JURÍDICO, de Plácido e Silva, vol. IV, p. 1626).

UNHAS E CABELOS NÃO DOEM

Quando nós machucamos um braço ou ferimos qualquer parte do corpo, a dor se apresenta. A razão está em que as parte do corpo são providas de muitos nervos, que transmitem ao cérebro a sensação dolorosa. Mas o cabelo e a unha não têm nervos. Daí podermos cortá-los à vontade.

RUI BARBOSA, O POLIGLOTA

POR OCASIÃO da Segunda Conferência de Paz, em Haia, quando Rui Barbosa falava, diversos apartes lhe foram dados, em várias línguas. Sem qualquer perturbação, o mestre respondeu aos apartes em diversas línguas.

SALAMALEQUE

É PALAVRA corruptela da saudação árabe SALAM ALEIKUM. Significa "A paz seja contigo."

Desperdicio

“A cada dia que vivo mais me convenço de queo desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”(Carlos Drummond de Andrade)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…