Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2006

O professor online e a pedagogia da transmissão

Marco Silva

Pouco se fala sobre isso nas universidades. Pouquíssimo se fala sobre isso nos cursos universitários de Pedagogia – aqueles que deveriam ser os primeiros a se posicionar a respeito. Há uma portaria do MEC que diz: as instituições de ensino superior do sistema federal poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos reconhecidos, a oferta de até 20% das disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, ou seja, a distância. Esta portaria (nº2.253, de 18/10/2001) completa agora um ano e é preciso convocar os professores – não só os universitários – ao debate sobre suas habilidades com o ambiente de aprendizagem online, uma vez que a educação a distância em papel perdeu seu trono para a internet.
A educação via internet vem se apresentando como grande desafio para o professor, acostumado ao modelo clássico de ensino da sala de aula presencial. São dois universos distintos no que se refere ao paradigma comunicacional dominant…

Cientistas usam nanopartículas contra células cancerígenas

Cientistas usam nanopartículas contra células cancerígenas Estudo usa nanopartículas para matar células do câncer As doses de compostos que matam as células cancerosas podem ser administradas de forma mais eficaz em partículas de bilionésimos de metro e que não atingem as células saudáveis, segundo publicou hoje a revista "Proceedings of the National Academy of Sciences". "A administração controlada de nanopartículas terapêuticas em uma célula, tecido ou formações específicas de doença representa uma tecnologia poderosa", afirmaram os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Hospital Brigham e de Mulheres em Boston.
A equipe liderada por Omid Farokhzad, professor em Brigham e na Escola de Medicina de Harvard, usou o câncer de próstata como modelo para as experiências, que começaram com o cultivo de células no laboratório e depois em ratos com tumores de próstata humana.
As nanopartículas têm tamanho medido em nanômetros - um milionés…