Pular para o conteúdo principal

Tratamento inovador para a epilepsia

Tratamento inovador para a epilepsia
Células-tronco da medula óssea regeneram regiões do cérebro afetadas pela doença
O transplante de células-tronco da medula óssea pode ser uma ótima alternativa para o tratamento de pacientes com epilepsia. Em testes com camundongos, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia verificaram que essas células, quando injetadas na corrente sanguínea, conseguem migrar para o cérebro, diferenciar-se e liberar substâncias capazes de regenerar as células afetadas nas crises epilépticas (neurônios e células da glia).
Córtex cerebral de animal epiléptico no qual se identificam células-
tronco fluorescentes (verdes) originárias da medula óssea
Os pesquisadores trabalharam com células-tronco da medula de um camundongo transgênico -- que, por serem fluorescentes (verdes), permitem que se rastreie facilmente o caminho percorrido por elas. Essas células foram injetadas na veia de um animal sadio, no qual a epilepsia foi induzida em seguida. Depois de 24 horas da crise aguda, os pesquisadores observaram que grande parte das células da medula óssea havia migrado para o cérebro.
"Pela morfologia da célula, pudemos perceber que as células-tronco se diferenciaram em neurônios e células da glia", conta Beatriz Monteiro Longo, responsável pelo projeto. "Mas ainda temos que confirmar com marcadores específicos que tipos de células do sistema nervoso foram formadas."
Em verde, célula-tronco da medula óssea no córtex cerebral de uma cobaia. Seu aspecto indica que ela se diferenciou em célula da gliaOs cientistas induziram nos animais a epilepsia do lobo-temporal. Os portadores dessa doença têm uma primeira crise convulsiva forte (status epilepticus) que pode ter várias causas como traumatismo craniano, convulsão febril ou tumor cerebral. Após alguns anos o paciente passa a ter crises recorrentes e espontâneas, caracterizadas pela hiperatividade dos circuitos cerebrais que envolvem os neurônios e as células da glia. "As células da glia são, entre outras coisas, responsáveis por remover restos celulares de tecido lesado ou células mortas e constituir a barreira que impede a entrada de substâncias tóxicas no cérebro", explica Longo.
A epilepsia atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no Brasil. Os pacientes precisam tomar medicamentos caros e muitas vezes desistem do tratamento. Embora indicada em alguns casos, a cirurgia é complicada e pode deixar seqüelas.
Um tratamento com células-tronco contra o mal de Chagas desenvolvido na Fiocruz/BA já está na fase final de teste em humanos. Estudos anteriores comprovaram que as células-tronco vão para vários órgãos, mas se dirigem sobretudo para o coração e recuperam o tecido lesado. "Na fase aguda, essas células são atraídas para os órgãos afetados", afirma Longo.
No caso da epilepsia, o próximo passo é verificar se as células-tronco também migram para o cérebro na fase crônica da doença para saber qual seria a fase ideal de tratamento. Os cientistas pretendem ainda investigar se elas são capazes de bloquear ou diminuir a freqüência das crises.
Caso as experiências com camundongos e ratos apresentem resultados positivos, os testes com humanos podem começar dentro de cinco anos. A expectativa é que esse tipo de tratamento possa ser aplicado em outras doenças do sistema nervoso. O projeto é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Eliana Pegorim
Ciência Hoje On-line
13/09/04

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…