Pular para o conteúdo principal

Cientistas usam nanopartículas contra células cancerígenas

Cientistas usam nanopartículas contra células cancerígenas
Estudo usa nanopartículas para matar células do câncer
As doses de compostos que matam as células cancerosas podem ser administradas de forma mais eficaz em partículas de bilionésimos de metro e que não atingem as células saudáveis, segundo publicou hoje a revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
"A administração controlada de nanopartículas terapêuticas em uma célula, tecido ou formações específicas de doença representa uma tecnologia poderosa", afirmaram os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Hospital Brigham e de Mulheres em Boston.

A equipe liderada por Omid Farokhzad, professor em Brigham e na Escola de Medicina de Harvard, usou o câncer de próstata como modelo para as experiências, que começaram com o cultivo de células no laboratório e depois em ratos com tumores de próstata humana.

As nanopartículas têm tamanho medido em nanômetros - um milionésimo de milímetro do metro -, e ajudam a evitar alguns dos efeitos colaterais observados em outros tratamentos.

Os pesquisadores explicaram, por exemplo, que um dos tratamentos que se tornou mais comum para o câncer de próstata em pacientes com riscos baixo e intermediário é a braquiterapia guiada por ultra-som.

A braquiterapia é uma forma de tratamento com radiação ionizante (radioterapia), na qual o material radioativo (radioisótopos) é colocado dentro ou perto de um tumor.

"O uso da braquiterapia aumentou 4% entre 1993 e 1995, e 22% entre 1999 e 2001", disseram.

"Apesar da rápida adoção desta forma terapêutica, ainda há complicações como disfunção erétil, retenção urinária e lesões graves dos intestinos causadas pela radiação".

Segundo os cientistas, "a braquiterapia pode falhar na erradicação do câncer de próstata localizado, o que acaba freqüentemente em reincidência", acrescentou a publicação em artigo.

Os pesquisadores de Massachusetts formaram nanopartículas esponjosas, que recebeu o composto docetaxel.

As partículas são planejadas para se dissolverem nos fluidos internos da célula, liberando o composto contra o câncer rapidamente ou mais devagar, de acordo com o caso.

Para garantir que as nanopartículas farão efeito apenas quando forem para as células com câncer, as partículas estão marcadas do lado de fora com aptâmeros - moléculas de "pontaria" -, que são fragmentos simples da cadeia do DNA.

Com as nanopartículas, disse Farokhzad, os tumores nos ratos diminuíram consideravelmente, e todos os roedores sobreviveram ao estudo. Todos os animais de controle, que não receberam tratamento, morreram.

"Apenas uma injeção de nossas nanopartículas erradicou completamente os tumores em cinco dos sete animais tratados, e os animais restantes também tiveram redução substancial dos tumores", acrescentou.

Os pesquisadores advertiram que, mesmo com a conclusão de que todos os elementos deste sistema de tratamento não causam prejuízos à saúde, ele ainda precisa ser testado em humanos.

EFE
Agência Efe - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRACIONAMENTO DE MISTURAS

Misturas:
É todo o material constituído por duas ou mais substâncias puras. Estas são chamadas de componentes da mistura. A mistura pode ter uma ou mais fases, quando apresenta uma só fase é chamada homogênea, quando apresenta duas ou mais fases é chamada de heterogênea.
Misturas Homogêneas:
Misturas Homogêneas são aquelas que tem o mesmo aspecto em todos os seus pontos, isto é, são homogêneas, do ponto de vista visual, mesmo que observada com microscópio muitos potentes.
Misturas Heterogêneas:
Mistura de duas ou mais espécie químicas diferentes que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Toda mistura heterogênea é um sistema polifásico.
Separação de Misturas:
É raro encontrarmos substâncias puras na natureza. Facilmente encontramos substâncias impuras, que são misturas de uma substância principal e outra que constituem a sua impureza, são processos de purificação das substâncias, são os processos de separação dos componentes das misturas. São chamados de análise ime…

Poluição do Ar e da Água

Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, conseqüências da poluição,
combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica

Indústrias: poluentes despejados no ar ( poluição industrial )
Introdução  A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo. Geração da poluição  A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diese…

Principios de Química Orgânica

Química Orgânica: é a parte da química que estuda os compostos do carbono "C".



História da Química Orgânica:
*Os antigos conheciam alguns processos da química orgânica tais como:
- A fermentação da uva e obtenção do vinho.
- A fabricação de vidros coloridos.
- Tinjimento de tecidos com extratos vegetais.
*A química como ciência teve inicio nos fins do século XVIII e inicio do século XIX. Com as leis ponderais (Lavoisier; Proust; Richiter; Dalton). Scheele, nesta época extraiu vários compostos orgânicos (contém carbono) dos organismos vivos (animais e vegetais), entre os quais: a) Obtenção do glicerol das gorduras, b) Ácido úrico dos cálculos renais , c) O ácido tartárico da uva.
*Verificou-se também que era impossível sintetizar um composto orgânico em laboratório (in vitro) isto é, fora dos organismos vivos.
*Bergman(1771) dividiu a química em duas grandes partes:
- Química Orgânica: parte da química que estudava os compostos extraídos dos seres vivos(animais e vegeta…